quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

II FEIRA DO CONHECIMENTO: O USO PEDAGÓGICO DA INFORMÁTICA EDUCATIVA

Aconteceu no último dia 06 de dezembro no Shopping Rio Tapajós em Santarém/Pá, a culminância dos trabalhos realizados nos Labins das escolas da Rede Municipal de Ensino. Muito boa a participação das escolas nesse evento. A escola participou levando a temática da Educação para o trânsito e o ProUca que temos na escola.

JUSTIFICATIVA

A escola Irmã Leodgard de acordo com o seu  Plano Político Pedagógico (PPP), vem ao longo dos anos inserindo em sua prática pedagógica os conteúdos  da Educação Fiscal  de acordo com o seu calendário escolar , podendo assim proporcionar a  interação entre os envolvidos nesse processos , no que se refere ao exercício da cidadania, tornando-se conhecedores da importância da nota fiscal e da  função social dos tributos para  a sociedade como um todo , contribuindo assim  para que sejam alunos  disseminadores desse conhecimento para seus familiares e comunidade em geral.
 A Educação Fiscal na escola é um programa que visa construir um novo conceito de cidadão consciente de seu papel na sociedade, pois quando se discute sobre educação fiscal, fala-se sobre tributos e o papel desse na melhoria da qualidade de vida  e no bem estar da população.
Nesse contexto, considerando que o trânsito faz parte do cotidiano da comunidade escolar e que o direito de ir e vir de nossos alunos deve ser realizado com segurança. E tendo como base a proposta de inserção curricular do tema: Educação e Trânsito no ensino fundamental de nove anos para 2016, na rede municipal de ensino de Santarém- Pa, com  base na Lei 9.503, de janeiro/1998; 11.274 de fevereiro/2006; Constituição Federal e LDB - Lei 9.394/96.
E considerando que a inclusão do trânsito como tema transversal tem como objetivo: Priorizar educação para a paz a partir de exemplos positivos que reflitam o exercício de ética e da cidadania no espaço público, além de desenvolver posturas e atitudes para construção de um espaço público democrático e equidade, por meio de trabalho sistemático e continuo, durante toda escolaridade, favorecendo o aproveitamento de questões relacionadas ao tema trânsito, com base nesses princípios éticos, optamos em unir a Educação Fiscal com o trânsito.

Nesse contexto a Escola Irmã Leodgard Gausepohl, elaborou o PROJETO:  EDUCAÇÃO FISCAL E TRÂNSITO NA CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA, visando contribuir no processo educativo de seus alunos, para que no futuro sejam motoristas responsáveis e que aprendam desde cedo a andar no trânsito, construindo assim uma cultura de paz, na promoção do respeito e na valorização da vida,  assim como pretende-se inserir com esse projeto  conceitos voltados  para a construção da cidadania com  relação aos impostos e tributos voltados para os direitos e deveres do cidadão.

Em parceria com o LABIN e  Prouca, pretende-se aplicar os recursos  tecnológicos da escola visando à formação cidadã de nossa comunidade escolar, desde o Pré -escolar até ao 5º ano, com culminância na VII mostra da Educação Fiscal e na  II Feira do Conhecimento: Uso pedagógico da Informática Educativa, com o tema “Informática Educativa e Seus Recursos Pedagógicos”, onde professores e alunos terão a oportunidade de apresentarem seus trabalhos desenvolvidos nos laboratórios de informática das escolas municipais de Santarém, em parcerias (professor de sala de aula x alunos x facilitador do laboratório). Será um momento de aprendizagem e troca de experiências, entre os participantes, que ajudará todos enriquecerem suas atividades diárias escolares.


AVALIAÇÃO



Terá como ênfase avaliar o que o aluno sabe, como pensa, se compreendeu os conceitos e desenvolveu atitudes positivas em relação aos conteúdos estudados, sobre a Educação Fiscal, Trânsito  e o uso das tecnologias nesse processo, suas dificuldades e possibilidades, tomando consciência de seus avanços, sua criatividade e soluções tomadas diante do novo. Também deve servir de elemento de reflexão para que o professor avalie sua prática educativa. Dessa a avaliação do projeto acontecerá de forma continua, durante todo processo ensino-aprendizagem no decorrer das atividades realizadas.















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