quarta-feira, 26 de outubro de 2016

FESTIVAL DO PROJETO ESCOLA D`ÁGUAS

Evento realizado de 20 à 22 de outubro de 2016, na praça São Sebastião em Santarém/Pará,  tendo como idealizadores  o Grupo Swarovski- Waterschool- empresa austríaca e o Instituto criança da Terra. Várias apresentações foram realizadas e no  dia 21 foi  a apresentação do teatro Iara e a poluição dos rios, , que contou a participação dos alunos da escola Irmã Leodgard, Maria Amália e Nossa Sra de Fátima do Laguinho. Muito boa a participação dos alunos. Parabéns aos envolvidos no projeto, às parcerias da escola, aos coordenadores do evento, aos pibidianos de Informática da Ufopa(Stm/Pá), as pedagogas Dalzi Corrêa,  Raquel Maduro e Daricleide Rodrigues e à Rádio Rural de Santarém pela gravação e edição do áudio da peça através do Programa Rádio pela Educação na pessoa do repórter educativo Luan Rodrigues e também aos alunos e pais que confiaram nesse trabalho.Obrigada Professora Lucineide Pinheiro e Eunice Sena, por conduzirem muito bem esse evento, tão significativo pela preocupação com a água do nosso Planeta e da Amazônia.












ALUNOS PARTICIPANTES DAS ESCOLAS: IRMÃ LEODGARD, NOSSA SRA. DE FÁTIMA E MARIA AMÁLIA
TEXTO APRESENTADO PARA A PEÇA TEATRAL NO FESTIVAL DAS ÁGUAS DO PROJETO ESCOLA D’ÁGUA EM OUTUBRO DE 2016

MITOS E LENDAS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

UMA ADAPTAÇÃO DO TEXTO “A IARA E A POLUIÇÃO DAS ÁGUAS”  DE   (SAMUEL MURGEL BRANCO) E DA REVISTA “O BOTO CIDADÃO” DA  EDUCAÇÃO FISCAL
.
Cenário: rio, vitórias régias, árvores ,flores, animais....

NARRADOR : CONTA A LENDA QUE LÁ NO FUNDO RIO VIVE UMA MOÇA MUITO BONITA DE CABELOS  NEGROS, MEIOS AZULADOS, E SABEM COMO É O NOME DELA? É A IARA. ELA É A RAINHA DAS ÁGUAS, ASSIM, COMO TAMBÉM MORA  POR LÁ O CURUPIRA ,  O REI DAS MATAS,   O PROTETOR DOS ANIMAIS .

E QUE TAMBÉM LÁ NUMA CIDADE MUITO BONITA MORA O BOTO CIDADÃO, COM SEUS ENCANTOS, SEDUÇÕES E EXEMPLOS DE CIDADANIA.

ESSA HISTÓRIA VAI NOS MOSTRAR COMO OS MITOS DA AMAZÔNIA ,A IARA ,O CURUPIRA E O BOTO  NOS ENSINAM A CUIDAR DO NOSSO PLANETA E COMO CADA CIDADÃO PODE CONTRIBUIR PARA MELHORAR O LUGAR ONDE VIVE.

A NOSSA ESTÓRIA COMEÇA QUANDO UM DIA A RAINHA DAS ÁGUAS, PERCEBEU QUE ALGO DE ESTRANHO ESTAVA ACONTECENDO EM SEU RIO,E FICOU MUITO PREOCUPADA COM ESSA SITUAÇÃO,
VEJA SÓ COMO FOI QUE ACONTECEU:

TODOS OS DIAS NO FINAL DA TARDE IARA APARECE SENTADA EM UMA GRANDE FOLHA CHAMADA DE VITÓRIA RÉGIA, PARA PENTEAR SEUS BELOS CABELOS NEGROS E ONDULADOS, SEU CANTO ... É BELO E SUAVE  E FAZ A NATUREZA TODA SE ALEGRAR COMO NUM MOMENTO MÁGICO E DE MUITA FELICIDADE.
UM CERTO DIA O REI DAS MATAS, O CURUPIRA, ESTAVA PASSEANDO PELA FLORESTA , QUANDO DE REPENTE OUVIU UM ESPIRRO BEM FORTE QUE VINHA LÁ DO RIO.
PAROU PRA OUVIR...

IARA: AAATCHIMMMMMM!!!!, AAATCHIMMMMMM!!!!,  AAATCHIMMMMMM!!!!

CURUPIRA : ALGUÉM ESTÁ EM PERIGO! QUEM SERÁ? E VEM LÁ DO RIO!, SERÁ QUE O TAMAMDUÁ COM AQUELE SEU NARIZ COMPRIDÃO?
NARRADOR: ANDOU MAIS DEPRESSA, POIS PERCEBEU QUE ALGUÉM ESTAVA PRECISANDO DE AJUDA E AO MESMO TEMPO  FICOU MUITO PREOCUPADO COM A SAÚDE DOS BICHINHOS DA FLORESTA. APROXIMOU-SE PARA VER QUEM ESTAVA ASSIM TÃO RESFRIADO E ESPIRRANDO MUITO E PARA SUA SURPRESA DESCOBRIU QUE ERA SUA AMIGA IARA, QUE ESTAVA TÃO TRISTE E QUE NÃO TINHA NEM MAIS VONTADE DE CANTAR...
DIANTE DISSO CURUPIRA SE APROXIMA DE SUA AMIGA E PERGUNTA:

CURUPIRA: RAINHA DAS ÁGUAS, O QUE ACONTECEU COM VOCÊ??? , POR VOCÊ ESTA TRISTE DESSE JEITO?

IARA: AHHHH ... EU NÃO SEI... MEU CORPO ESTÁ DOENDO... A CABEÇA DÓI , ACHO, ACHO QUE ESTOU RESFRIADA, ULTIMAMENTE MINHAS ÁGUAS ESTÃO FICANDO DIFERENTE..EU NÃO SEI O QUE ESTÁ ACONTECENDO...

NARRADOR: CURUPIRA OLHA AO REDOR DO RIO E PERCEBE REALMENTE QUE AQUELAS ÁGUAS ESTÃO DIFERENTE E COM MAU CHEIRO ( FAZ QUE PEGA ÁGUA E CHEIRA) COM TRISTEZA FALA PRA SUA GRANDE AMIGA:

CURUPIRA: É RAINHA DAS ÁGUAS. ESSE RIO PELO  JEITO ESTÁ POLUÍDO!!

IARA: POLUÍDO ? O QUE É ISSO? EU NUNCA OUVI ESSA PALAVRA!

CURUPIRA: POLUÍDO, QUER DIZER SUJO.

IARA: SUJO! SUJO! NÃO PODE SER, O MEU RIO NÃO É SUJO NÃO! ELE SÓ FICA TURVO COM AS ÁGUAS DA CHUVA, MAS ISSO NÃO FAZ MAL PRA NINGUÉM NEM PARA OS PEIXINHOS...

CURUPIRA: NÃO É DISSO QUE ESTOU FALANDO . A POLUIÇÃO E FEITA POR COISA PODRE... OU POR VENENOS ...
IARA: COISA PODRE? VENENOS? DO QUE VOCÊ ESTÁ FALANDO? ACHO QUE VOCÊ SÓ QUER ME FAZER MEDO!
CURUPIRA: NÃO IARA, NÃO QUERO ASSUSTAR VOCÊ. INFELIZMENTE NÃO ESTOU BRINCANDO. AS PESSOAS ESTÃO JOGANDO COISAS QUE APRODECEM NO RIO COMO: ESGOTO, LIXO E COISAS ASSIM. SEM CONTAR COM OS VENENOS QUE SÃO JOGADOS PELAS FÁBRICAS.

IARA:  MAS QUEM IRIA FAZER UMA MALVADEZA DESSAS? OS NOSSOS AMIGOS ÍNDIOS SEMPRE FIZERAM SUAS CASAS PERTO DOS RIOS E NUNCA JOGARAM LIXO NELE.

CURUPIRA: É RAINHA DAS ÁGUAS!!!, OS NOSSOS AMIGOS ÍNDIOS NÃO CONSTROEM CIDADES E NEM FÁBRICAS!!! SÃO ELAS QUE  ACABAM POLUINDO OS RIOS.

IARA: CIDADES!!! FÁBRICAS!!! EU NUNCA PENSEI QUE EXISTISSE ISSO POR AQUI!!!

CURUPIRA: SE EXISTE E COMO EXISTEM!!! AS CIDADES AS FÁBRICAS ESTÃO SURGINDO EM TODO LUGAR E SEMPRE PERTO DE UM RIO. OS HOMENS CHEGAM E DERRUBAM TODA MATA, OS ANIMAIS FOGEM E ELES LOGO CONSTROEM CASAS, PRÉDIOS, FÁBRICAS E EM POUCO TEMPO O RIO QUE ERA LIMPO, VIRA ESGOTO E DEPÓSITO DE SUJEIRA, ALÉM DO CONSUMO HUMANO NOS TEMPOS ATUAIS.

NARRADOR: IARA FICA MUITO TRISTE E ABATIDA COM AS PALAVRAS QUE ACABA DE OUVIR, E PENSA EM VOZ ALTA: COMO É  POSSÍVEL  O HOMEM  FAZER TUDO ISSO COM A NATUREZA. E COM LÁGRIMAS NOS OLHOS, PERGUNTA AO SEU AMIGO:

IARA: MAS, MAS, SERÁ QUE NÃO TEM JEITO DE CONSTRUIR CIDADES SEM DESTRUIR TUDO QUE A NATUREZA DEMOROU TANTO PARA FAZER? SERÁ QUE NÃO TEM JEITO PARA O POVO CUIDAR MELHOR DE SUAS ÁGUAS?

CURUPIRA: TEM SIM, MINHA AMIGA, IARA, EXISTEM CIDADES QUE NÃO POLUEM. MAS INFELIZMENTE, PARECE QUE TEM PESSOAS QUE GOSTAM DE VIVER NA SUJEIRA.

NARRADOR : NESSE MOMENTO IMAGINEM SÓ QUEM APARECE . É ELE MESMO. É O NOSSO AMIGO BOTO!!! QUE CHEGA TODO FACEIRO E ENCANTADOR.

BOTO: BOM DIA !!! BOM DIA!!!, POR ACASO EU OUVI MAL , OU VOCÊS ESTAVAM FALANDO DE SUJEIRA?, CIDADES QUE NÃO POLUEM?...

IARA: ISSO MESMO, AMIGO BOTO, EU ESTOU MUITO DOENTE , GRIPADA , RESFRIADA, E SABE PORQUE? AS ÁGUAS DO MEU RIO ESTÃO POLUIDAS!!! E EU, E EU NÃO SEI O QUE FAZER PARA ACABAR COM ISSO.

BOTO: CALMA !!! MINHA AMIGA IARA,CALMA !!! OLHA SÓ : LÁ NA MINHA CIDADE É DIFERENTE, NÃO EXISTE POLUIÇÃO, O NOSSO POVO É  CONSCIENTE , ELES SABEM QUE NÃO PODEM POLUIR OS RIOS, COM A SUJEIRA DE SUAS CASAS E DAS FÁBRICAS. AS RUAS ENTÃO, SÃO LIMPINHAS, LIMPINHAS E SABEM COMO ELES APRENDERAM ISSO, FOI ATRAVÉS DO PROJETO ESCOLA D’ÁGUA , QUE POR LÁ CHEGOU .

IARA: COMO ASSIM? E O QUE É O PROJETO ESCOLA D’ÁGUA, MEU AMIGO?

BOTO: IARA, ESCOLA D’ÁGUA É UM PROJETO QUE ESTA LEVANDO PARA AS ESCOLAS QUE FICAM PRÓXIMAS DOS RIOS, INFORMAÇÕES SOBRE COMO CUIDAR DAS FONTES, DAS NASCENTES DOS RIOS DA AMAZÔNIA, DA ÁGUA COMO FONTE DE VIDA, MOSTRANDO E ENSINANDO PARA OS ALUNOS SOBRE A IMPORTÂNCIA DE CUIDAR DA ÁGUA DO NOSSO PLANETA.

IARA: VERDADE MEU AMIGO? ESSE PROJETO É LEGAL MESMO.

BOTO: MUITO BOM MESMO, MINHA AMIGA, OS ALUNOS APRENDEM NA ESCOLA E AJUDAM SEUS PAIS A CUIDAR DO MEIO AMBIENTE, LÁ NA MINHA CIDADE,   CADA RUA TEM LUGAR APROPRIADO PARA A COLETA DE LIXO, AS RUAS SÃO TODAS LIMPINHAS, OS RIOS GRAÇAS A DEUS ESTÃO SENDO BEM CUIDADOS.


CURUPIRA: QUE BOM QUE TEM GENTE SE PREOCUPANDO EM DEFENDER A VIDA NO PLANETA

BOTO: É MEUS AMIGOS! SE A GENTE NÃO CUIDAR DO MEIO AMBIENTE, O QUE VAI ACONTECER COM OS SERES VIVOS? OS ALUNOS APRENDEM NO PROJETO QUE NÃO EXISTE VIDA SEM ÁGUA. E QUE TEM A RESPONSABILIDADE DE CUIDAR PARA QUE NUNCA FALTE ESSE LÍQUIDO PRECIOSO.

CURUPIRA : AH , JÁ ENTENDI, ESSA É UMA LUTA  QUE DEVE SER DE TODOS!


IARA: ISSO MESMO CURUPIRA, MEU AMIGO BOTO, DEPOIS DO QUE VOCÊ NOS FALOU SOBRE O PROJETO ESCOLA D’ÁGUA, ACREDITO QUE ESSA É A SOLUÇÃO PARA A SITUAÇÃO DA POLUIÇÃO DO MEU RIO. VAMOS TRAZER ESSE PROJETO PARA NOSSAS ESCOLAS E ASSIM TENTAREMOS MUDAR ESSA TRISTE REALIDADE AMBIENTAL.

BOTO: ISSO MESMO !!! IARA, VAMOS ESPALHAR ESSA IDEIA POR AI, O POVO  TEM  QUE SABER QUE COMO CIDADÃOS , ELES TEM DIREITOS E DEVERES, E QUE DEVEM CONTRIBUIR PARA QUE TODOS VIVAM EM HARMONIA NO NOSSO PLANETA, CUIDANDO, ZELANDO PELA NATUREZA!

 NARRADOR: E ASSIM NOSSA HISTÓRIA CHEGA AO FIM, IARA FICOU MAIS CONFIANTE E FELIZ, POIS ALGO VAI SER FEITO PARA QUE SEU AMBIENTE VIVA EM HARMONIA COM A NATUREZA E ACREDITA QUE DEPOIS DO PROJETO ESCOLA D’ÁGUA NAS ESCOLAS,  OS HOMENS DAS  CIDADES IRÃO  RESPEITAR MAIS O MEIO AMBIENTE E TODOS VIVERÃO COM MAIS DIGNIDADE E RESPEITO.

E VOCÊ, O QUE ESTÁ FAZENDO PARA CUIDAR DO MEIO AMBIENTE? PENSE NISSO... MUITO OBRIGADA!

MITOS E LENDAS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

TEXTO: PROFESSORA FACILITADORA DE INFORMÁTICA EDUCATIVA: LÚCIA MARIA MAIA PIMENTEL










Nenhum comentário:

Postar um comentário

NOSSA ESCOLA É PIONEIRA NO PROJETO UCA EM SANTARÉM, DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO E NOS AJUDE A MELHORAR O NOSSO BLOG. UM ABRAÇO ESPECIAL PRA VOCÊ.