sexta-feira, 13 de maio de 2016

Educação Ambiental/2016

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTARÉM
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTO – SEMED
ESCOLA MUNICIPAL DE ENS. FUNDAMENTAL IR. LEODGARD GAUSEPOHL
DIRETORA: MARIA ELIZABETH DOS SANTOS FERNANDES
RUA URUARÁ, S/N, BAIRRO DO URUARÁ
EMAIL: escolaleodgard.stm@gmail.com
CÓDIGO CENSO /INEP 1557463-6



                   

PROJETO ESCOLA D’ÁGUA: AMBIENTE SAUDÁVEL RESPONSABILIDADE DE TODOS





FUNCIONÁRIOS ENVOLVIDOS:

Ø  DAÍZES OLIVEIRA MAIA
Ø  FILOMENA GENTIL QUEIRO
Ø  LEILA MARIA MAIA DA SILVA
Ø  LÚCIA MARIA MAIA PIMENTEL
Ø  MARIA AMARAL SOUSA
Ø  MARIA DELZANIRA FLEXA DOS SANTOS
Ø  MARIA LADIR CARVALHO VALENTE
Ø  MARIA JUREMA SANTANA DE BARROS
Ø  MARLENE CAMPOS DO NASCIMENTO
Ø  SIRLENE CRISTO LOPES
Ø  VANUSA CRISTINA CERDEIRA PAZ
Ø  VILMA TEREZINHA SILVA COELHO
Ø  WALDILENE CORRÊA DE SOUSA
Ø  LUANA PINTO LIMA
Ø  ADSON ALEXANDRE DOS S. TAVARES
Ø  FRANCILÉIA DA C. DE ARAÚJO BOTELHO
Ø  MARIA ELIZABETH DOS S. FERNANDES
Ø  IVONETE FERREIRA DE CASTRO
Ø  FRANCISCA ZULAIR DE ABREU TEIXEIRA
Ø  SANDRA MARIA DOS SANTOS GOMES
Ø  REINALDO SILVA DOS REIS
Ø  JOAQUIM ELBECY SANTOS
Ø  MARIA EDILEUZA DE SOUSA ANDRADE
Ø  FRANCISCA DO MONTE ALMEIDA
Ø  ÁGUIDA MARIA A. DE VASCONCELOS
Ø  CLARICE REBELO SILVA
Ø  LEANDRO ALVES BARROS
Ø  DARICLEIDE RODRIGUES DOS SANTOS
Ø  DENNER CÉSAR SANTOS DA SILVA
Ø  DORIANE MARIA EZAQUIEL DA SILVA
Ø  JOSÉ DENILSON DIAS DA SILVA
Ø  ORLANDO JEISIVAN MIRANDA DOS SANTOS
Ø  MARIA DE FÁTIMA DO AMARAL MAIA
Ø  RITA ROCHA
Ø  ELIZIANE LIRA PINTO
Ø  ELIANA CONCEIÇÃO DE SOUSA
Ø  VANESSA ALMEIDA FIGUEREDO RIBEIRO
Ø  IONE GOIS VASCONCELOS


ÁREA DE CONHECIMENTO: INTERDISCIPLINAR
APLICAÇÃO: FEVEREIRO  À OUTUBRO/2016
CLIENTELA: COMUNIDADE ESCOLAR
PROJETO: PROJETO ESCOLA D’ÁGUA : AMBIENTE SAUDÁVEL RESPONSABILIDADE DE TODOS

EIXOS TEMÁTICOS: SERÃO TRABALHADOS POR SÉRIES

Como sugestões apresentamos:

Pré-Escolar: Reaproveitamento das embalagens
1º ano: Jogos pedagógicos
2º ano: Construção de acessórios a partir de resíduos sólidos( vasos,  porta treco, etc.)
3º ano: Formas geométricas a partir dos resíduos sólidos
Se liga: Reciclagem de papel.

Apresentações culturais uma da manhã e tarde( Professores de Educação Física)
Mostra da apresentação do Festival das Águas (Laboratório e ProUca/ alunos do 4º e 5º ano)- Professora Lúcia/ Clarice ,  Rita e Equipe Gestora.

JUSTIFICATIVA
As mudanças na sociedade atual estão acontecendo de maneira muito acelerada com a chamada globalização e a revolução tecnológica, com isso percebe-se que a valorização humana fica esquecida. Por essa razão se faz necessário o repensar constante de atitudes, com relação ao meio social e ambiental.
Vivemos sob uma grave ameaça de desequilíbrio ecológico, que vem afetando o Planeta. A água potável cada vez mais escassa, o lixo vem se tornando  um grave problema social e ecológico. O ar, a água e o solo estão sendo afetados pela  irresponsabilidade humana, fruto de uma sociedade cada vez mais consumista.
Nesse contexto, sendo a escola um espaço educativo, dinâmico, democrático e social, tem o dever de possibilitar interações com a comunidade escolar e sociedade em geral, visando  contribuir para a  qualidade de vida de sua clientela, propiciando vivencias significativas em suas aprendizagens, tornando o ambiente escolar atrativo e saudável, através de ações concretas com as parcerias que  lutam em defesa da vida em nosso Planeta.
 Para tanto  de acordo com o PPP(Plano Político Pedagógico) em consonância com. A Lei N° 9.795 – Lei da Educação Ambiental, em seu Art. 2° afirma: "A educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não-formal,  elaborou-se o PROJETO ESCOLA D’ÁGUA: AMBIENTE SAUDÁVEL RESPONSABILIDADE DE TODOS, promovendo ações de sensibilização e mobilização com a temática proposta, envolvendo a comunidade escolar e as parcerias envolvidas questionando as condições ambientais ambientais a partir da escola e seu entorno, contribuindo para que todos percebam e entendam as consequências  ambientais de suas ações nos locais onde vivem e que novas atitudes ambientais com o Planeta sejam vistas como responsabilidade de todos, pois entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.


OBJETIVOS GERAL

Ø  Sensibilizar a comunidade escolar, sobre a importância de conservar e preservar o meio ambiente para a melhoria da qualidade de vida. 



OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Ø  Refletir sobre os cuidados que se deve ter com o meio ambiente
Ø  Compreender a importância de conservar e preservar o meio ambiente para as próximas gerações; 
Ø  Revitalizar a pracinha da escola com garrafas pet coloridas com xadrez
Ø  Despertar a consciência sobre os problemas ocasionados pelo consumo desenfreado principalmente na questão dos resíduos sólidos;
Ø  Realizar ações pertinentes aos cuidados com o lixo, ao desperdício de água, energia e poluição do ar;
Ø  Realizar ações de limpeza no entorno da escola;
Ø  Construir um canteiro como complemento da merenda escolar;
Ø  Arborizar o espaço escolar;
Ø  Reforçar a Campanha adote seu copo
Ø  Fortalecer a Com- Vidas e parcerias;
Ø  Utilizar o teatro como meio de expressão ambiental

METODOLOGIA    
No contexto ensino aprendizagem o projeto se realizará por meio de atividades como:
Ø  Pesquisas, construção de histórias, cartazes, dramatizações, paródias, elaboração de textos, maquetes, painéis, trabalhos artesanais com sucatas, jogos pedagógicos com garrafa pet, palestras, construção de slides, entrevistas, programa de rádio, arborização e jardinagem do espaço escolar
Ø  Gravações e edição de áudio e vídeo
Ø  Divisão dos temas por série do Pré Escolar ao 3º ano e o Programa Se Liga para elaboração dos trabalhos para exposição.
Ø  Elaboração de  folders, para divulgação do evento
Ø  Exposição dos trabalhos na VII Mostra Pedagógica /2016
Ø  Jardim suspenso ( no muro da escola –Pet)
Ø  Construção da horta escolar;
Ø  Eco- técnica  do filtro de balde
Ø  Reciclagem de papel
Ø  Formação da Com-Vidas através de oficinas
Ø  Construção de lixeiras para a escola
Ø  Reforçar a Campanha adote seu copo
Ø  Elaborar combinados sobre a convivência ambiental
Ø  Formação dos multiplicadores ambientais mirins
Ø  Construção de uma composteira com restos de alimentos

Como ação concreta: Revitalizar a pracinha da escola com garrafa pets coloridas com xadrez e pneus, em parceria com a Ceb Javé, Cosampa , Escola do Parque, Com Vidas e demais parcerias, além de ações de limpeza no entorno da escola e construção da horta escolar e da composteira.

AVALIAÇÃO

 A avaliação do projeto acontecerá de forma continua, no decorrer das atividades, observando o interesse e a participação dos envolvidos no projeto.

RECURSOS

Recursos Humanos:
Ø  Corpo Administrativo
Ø  Corpo Técnico
Ø  Corpo Docente
Ø  Corpo Discente
Ø  Corpo de Apoio
Ø  Comunidade escolar (Pais e moradores do bairro)
Ø  ACSs (Agentes Comunitárias de Saúde)
Ø  Unidade de Saúde do Bairro
Ø  Núcleo de Base dos Pescadores/Z-20
Ø  Moradores das casas do Pac (Programa de Aceleração do Crescimento)
Ø  Acadêmicas do PIBID de Informática Educacional  e Engenharia Sanitária e Ambiental /Ufopa
Ø  Lateinamerika –Zentrum e.V. (ONG Centro América Latina-Laz)
Ø  Escola Primária Max & Moritz, na cidade de St. Augustin-Menden/ Alemanha
Ø  Instituto Criança da Terra- Projeto Escola D’Água) Apoio Grupo Swarovski- Waterschool- empresa austríaca
Ø  Instituições parceiras (SEMMA, EMATER, ESCOLA DA FLORESTA, COSANPA, ESCOLA DO PARQUE, CEB JAVÉ DA COMUNIDADE DE SANT’ANA, AMBU (ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DO BAIRRO URUARÁ, UFOPA, COMITÊ EM DEFESA DO IGARAPÉ DO URUMARI,

Recursos Materiais:
Ø  Livros didáticos e literários, computador, Datashow, internet, pendrive, sucata, garrafa pet, EVA, TNT,  refil de cola, cola branca, tela, liquidificador industrial,  pistola, papel 40 kg, pincel, tinta guache, papel madeira, hidrocor , microssistem , caixa amplificada, microfone, mudas de plantas, vasos, faixa, painel, tinta xadrez, adubo, madeira, prego, martelo, balde, cimento, microfone auricular, tecido americano pra trilha ecológica, restos de alimentos e etc.








CRONOGRAMA
Atividades
Meses/ 2016
FEV
MAR
ABR
MAI
JUN
AGO
SET
OUT
Elaboração do projeto
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Digitação
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Pesquisas
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X
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X
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Revitalização da pracinha e arborização 


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Palestras e oficinas

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Eco técnica filtro de balde

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Limpeza no entorno da escola

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X



Caminhada ecológica (semana do meio ambiente)




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Seminários Escola D’Água

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Construção de materiais





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X

Ensaios do teatro



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Exposição na VII Mostra Pedagógica






21

Reuniões pré festival


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16
29

Festival das águas







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Avaliação
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X
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X
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X
X

REFERÊNCIAS
Escola Irmã Leodgard Gausepohl, Plano Político Pedagógico-PPP, 2012
BRASIL, Constituição Federal de 1988 Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, - 9.394, de 20 de dezembro de 1996.
CRUZ, Cristiane Gioppo Marques/ Ciências Ambiental, - Curitiba: IESD Brasil S.A., 2008. 148 pag.
MORAES., BORGES, R.M. Educação e Ciências nas séries iniciais, Porto Alegre: Sagra Luzzato, 1998.
Parâmetros Curriculares Nacionais. 9.Meio Ambiente e Saúde. - Brasília: MEC/SEF, 1997.
Política Nacional de Educação Ambiental  Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999.,
Programa Municipal de Educação Fiscal – PMEF, Lei Municipal nº 18.034/20


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