quarta-feira, 15 de abril de 2015

PROJETO EDUCAÇÃO AMBIENTAL

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTARÉM
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTO – SEMED
ESCOLA MUNICIPAL DE ENS. FUNDAMENTAL IR. LEODGARD GAUSEPOHL
DIRETORA: MARIA ELIZABETH DOS SANTOS FERNANDES
RUA URUARÁ, S/N, BAIRRO DO URUARÁ
EMAIL: escolaleodgard.stm@gmail.com
CÓDIGO CENSO /INEP 1557463-6


PROJETO

 EDUCAÇÃO FISCAL E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA A PARTIR DA ESCOLA IRMÃ LEODGARD  


TEMA:EDUCAR PARA A RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL
SUBTEMA:  FISCALIZAR OS RECURSOS PÚBLICOS E CUIDAR DO MEIO AMBIENTE PARA A QUALIDADE DE VIDA

                   





SANTARÉM-PARÁ/2015
FUNCIONÁRIOS ENVOLVIDOS:

Ø  DAÍZES OLIVEIRA MAIA
Ø  FILOMENA GENTIL QUEIRO
Ø  LEILA MARIA MAIA DA SILVA
Ø  LÚCIA MARIA MAIA PIMENTEL
Ø  MARIA AMARAL SOUSA
Ø  MARIA DELZANIRA FLEXA DOS SANTOS
Ø  MARIA LADIR CARVALHO VALENTE
Ø  MARIA JUREMA SANTANA DE BARROS
Ø  MARLENE CAMPOS DO NASCIMENTO
Ø  SIRLENE CRISTO LOPES
Ø  VANUSA CRISTINA CERDEIRA PAZ
Ø  VILMA TEREZINHA SILVA COELHO
Ø  WALDILENE CORRÊA DE SOUSA
Ø  LUANA PINTO LIMA
Ø  JURACY DOS SANTOS REGO
Ø  ADSON ALEXANDRE DOS S. TAVARES
Ø  FRANCILÉIA DA C. DE ARAÚJO BOTELHO
Ø  MARIA ELIZABETH DOS S. FERNANDES
Ø  MARIA ELITA SOUSA DOS SANTOS
Ø  IVONETE FERREIRA DE CASTRO
Ø  FRANCISCA ZULAIR DE ABREU TEIXEIRA
Ø  SANDRA MARIA DOS SANTOS GOMES
Ø  REINALDO SILVA DOS REIS
Ø  JOAQUIM ELBECY SANTOS
Ø  MARIA EDILEUZA DE SOUSA ANDRADE
Ø  MARIA DA CONCEIÇÃO R. CARVALHO
Ø  FRANCISCA DO MONTE ALMEIDA
Ø  ÁGUIDA MARIA A. DE VASCONCELOS
Ø  CLARICE REBELO SILVA
Ø  LEANDRO ALVES BARROS
Ø  DARICLEIDE RODRIGUES DOS SANTOS
Ø  DENNER CÉSAR SANTOS DA SILVA
Ø  DORIANE MARIA EZAQUIEL DA SILVA
Ø  JOSÉ DENILSON DIAS DA SILVA









ÁREA DE CONHECIMENTO: INTERDISCIPLINAR
APLICAÇÃO: FEVEREIRO A NOVEMBRO/2015
CLIENTELA: COMUNIDADE ESCOLAR
PROJETO: EDUCAÇÃO FISCAL E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA A PARTIR DA ESCOLA IRMÃ LEODGARD    
TEMA: EDUCAR PARA A RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

SUBTEMA: FISCALIZAR OS RECURSOS PÚBLICOS E CUIDAR DO MEIO AMBIENTE PARA A QUALIDADE DE VIDA



EIXOS TEMÁTICOS: SERÃO TRABALHADOS POR SÉRIES


Ø  LIXO QUE NÃO É LIXO, MAS QUE ENSINA E EDUCA (PRÉ E 1º ANO)
Ø  ÁGUA NO CORPO, NA ESCOLA E NA COMUNIDADE (2º ANO)
Ø  CUIDADO E CONSERVAÇAO DO PATRIMÔNIO PÚBLICO ( SE LIGA)
Ø  RECICLAGEM (3º ANO)
Ø  CONCEITO E CLASSIFICAÇÃO DO LIXO ( 4º ANO)
Ø  O PAPEL SOCIAL DOS TRIBUTOS, CUPOM FISCAL, NOTA FISCAL, IPTU, IPVA ICMS (5º ANO)
Ø  PROBLEMAS GERADO PELO LIXO, DESTINAÇÃO E ARMAZENAMENTO, POLUIÇÃO DAS ÁGUAS (ACELERA)



JUSTIFICATIVA
As mudanças na sociedade atual estão acontecendo de maneira muito acelerada com a chamada globalização e a revolução tecnológica, com isso percebe-se que a valorização humana fica esquecida. Por essa razão se faz necessário o repensar constante de atitudes, com relação ao meio social e ambiental em que encontra-se inserido. Nesse contexto surge  a Educação Fiscal, sendo um programa do governo Federal, que tem por um dos seus objetivos , propiciar o bem estar social , como consciência  cidadã através dos conhecimentos sobre os direitos e deveres do cidadão como um todo.Nesse prisma entende-se que cidadão consciente é aquele que  luta para que a sociedade atue  de maneira critica e contribua  para  que essa realidade seja mudada e que os recursos públicos sejam investidos na qualidade de vida de um povo e principalmente que o ser humano possa viver em harmonia com  a natureza, pois nos dias atuais o  acumulo de lixo vem contribuindo para a degradação dos recursos naturais  do planeta Terra.
Vivemos sob uma grave ameaça de desequilíbrio ecológico, que vem afetando o Planeta. O lixo é um grave problema social e ecológico. O ar, a água e o solo estão sendo afetados por essa irresponsabilidade humana.
Sendo a escola um espaço educativo, dinâmico, democrático e social, tem o dever de possibilitar  interações com a comunidade escolar,  contribuir para a  qualidade de vida de sua clientela, propiciando vivencias significativas em suas aprendizagens, tornando o ambiente escolar atrativo e saudável, visto que a formação de cidadãos críticos, responsáveis e atuantes na sociedade compreende seus direitos e deveres, bem como a gestão dos bens públicos, o recolhimento dos impostos e a função social dos tributos.
Nesse contexto elaborou-se o PROJETO: EDUCAÇÃO FISCAL E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA A PARTIR DA ESCOLA IRMÃ LEODGARD, tendo como tema: EDUCAR PARA A RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL e subtema: FISCALIZAR OS RECURSOS PÚBLICOS E CUIDAR DO MEIO AMBIENTE PARA A QUALIDADE DE VIDA, promovendo ações de sensibilização e mobilização com a temática proposta, envolvendo a comunidade escolar, questionando as condições concretas de aprendizagem,  contribuindo para que todos percebam e entendam as consequências  ambientais de suas ações nos locais onde vivem e que novas atitudes e valores  sejam postos na relação  humana e cidadania ,destacando a ética ambiental, social, política e econômica, como responsabilidade de todos.
OBJETIVOS GERAL

Ø Sensibilizar a comunidade escolar, sobre a importância social dos tributos e sua relação com o meio ambiente, para agir com gradativa autonomia e capacidade de posicionar-se como cidadão ativo.



OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Ø Refletir sobre a importância dos tributos para sociedade;
Ø Fomentar a consciência cidadã no público escolar sobre os cuidados com o patrimônio público, direitos e deveres do cidadão;
Ø Compreender a importância de conservar e preservar o meio ambiente para as próximas gerações; 
Ø Reconhecer a importância de fiscalizar a aplicação dos impostos arrecadados;
Ø Despertar a consciência sobre os problemas ocasionados pelo consumo desenfreado principalmente na questão dos resíduos sólidos.
Ø Realizar ações pertinentes aos cuidados com o lixo, ao desperdício de água, energia e poluição do ar;
Ø Mostrar que o lixo que é jogado no meio ambiente pode ser reaproveitado como material didático pedagógico;

METODOLOGIA    

No contexto ensino aprendizagem o projeto se realizará por meio de  atividades como:
Ø Pesquisas, construção de histórias, cartazes, dramatizações, paródias, elaboração de textos, maquetes, painéis, trabalhos artesanais com sucatas, jogos pedagógicos com garrafa pet, palestras, construção de slides, entrevistas, programa de rádio, arborização e jardinagem do espaço escolar
Ø Divisão dos temas por série, para elaboração dos trabalhos para exposição.
Ø Construção de um livro artesanal
Ø Elaboração de  folders, para divulgação do evento
Ø Escolha do logotipo da VI Mostra Pedagógica /2015
Ø Apresentação de Miss por série mostrando o Belo do lixo.
Ø Exposição dos trabalhos na VI Mostra Pedagógica /2015
Ø Arborizar o espaço escolar;
Ø Construção da horta escolar;
Ø Formação da Com-Vidas.
Ø Construção de lixeiras.
Ø Promover a campanha adote seu copo ou cuia.
Ø Elaborar combinados sobre a convivência ambiental e social.
Ø Formação dos agentes ambientais mirins.
Ø Construção de uma composteira



AVALIAÇÃO

 A avaliação do projeto acontecerá de forma continua, no decorrer das atividades, observando o interesse e a participação dos envolvidos no projeto.

RECURSOS

Recursos Humanos:
Ø Corpo Administrativo
Ø Corpo Técnico
Ø Corpo Docente
Ø Corpo Discente
Ø Corpo de Apoio
Ø Comunidade escolar (Pais e moradores do bairro)
Ø ACSs (Agentes Comunitárias de Saúde)
Ø AMBU (Associação de Moradores do Bairro Uruará)
Ø Unidade de Saúde do Bairro
Ø Núcleo de Base dos Pescadores
Ø Moradores das casas do Pac (Programa de Aceleração do Crescimento)
Ø Acadêmicas do PIBID de Informática Educacional  e Engenharia Sanitária e Ambiental /Ufopa
Ø Instituições parceiras ( SEFIN, SEFA, SEMA, IDEFLOR, PROJETO SAÚDE E ALEGRIA, SEMAP, CARGILL, COCA-COLA, INSTITUTO CR, EMATER, Z-20, EMBRAPA, ESCOLA DA FLORESTA)



Recursos Materiais:
Ø Livros didáticos e literários, computador, Datashow, internet, pendrive, sucata, garrafa pet, EVA, TNT,  refil de cola , pistola, papel 40 kg, pincel, tinta guache, papel madeira, hidrocor , microssistem , caixa amplificada, microfone, mudas de plantas, vasos, faixa, painel
CRONOGRAMA

As atividades ocorrerão no decorrer do ano letivo de 2015
REFERÊNCIAS
Escola Irmã Leodgard Gausepohl, Plano Político Pedagógico-PPP, 2012
BRASIL, Constituição Federal de 1988 Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, - 9.394, de 20 de dezembro de 1996.
MORAES., BORGES, R.M. Educação e Ciências nas séries iniciais, Porto Alegre: Sagra Luzzato, 1998.
CRUZ, Cristiane Gioppo Marques/ Ciências Ambiental, - Curitiba: IESD Brasil S.A., 2008. 148 pag.
Parâmetros Curriculares Nacionais. 9.Meio Ambiente e Saúde. - Brasília: MEC/SEF, 1997.
Política Nacional de Educação Ambiental  Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999.,
Programa Municipal de Educação Fiscal – PMEF, Lei Municipal nº 18.034/2006


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