quinta-feira, 3 de abril de 2014

Atividades com o Prouca 2014 no primeiro bimestre

Neste ano de 2014, houveram algumas mudanças, nas atividades com o ProUca, a partir da lotação da professora Lúcia Maia (eu) como professora facilitadora do Laboratório de Informática Educativa da escola nos dois horários (manhã e tarde), dessa forma  tive que dividir o atendimento aos alunos e professores ficando apenas em 1 hora o acompanhamento com o ProUca  para duas turmas,  em cada turno, incluindo o carregamento dos laptops.
O ProUca, atende este ano 19 turmas do primeiro ao quinto ano, sendo 09 turmas no turno matutino e 10 turmas no turno vespertino envolvendo  500 alunos e 12 professoras.
Iniciamos nossas atividades no dia 11 de março de 2014, de acordo com o cronograma de atendimento. Nossas professoras estão dando o apoio ao programa inserindo as ferramentas pedagógicas dos laptops em seus planejamentos e em suas aulas de acordo com os conteúdos trabalhados, o que favorece um maior dinamismo nas aulas, pois os alunos sente-se motivados ao fazerem as atividades nos laptops. Dessa forma percebe-se que a escola está integrando os computadores ao processo de ensino e aprendizagem e ao desenvolvimento do currículo de acordo o PPP da escola e o plano de ação do ProUca.
Seguindo os princípios pedagógicos do ProUca, nota-se que o uso dos laptops promovem na escola a mediação compartilhada, colaboração de alunos e professores, uso de distintas linguagens, integração do laptop com os programas curriculares, contribuem potencialmente para o letramento alfabético, visual, sonoros e digitais,  indo além da inclusão digital.
Iniciamos mais um ano sem internet nos laptops, por problemas no servidor do ProUca, o que dificulta as pesquisas pelos alunos do 3, 4 e 5 ano. Quando as professoras precisam de alguma pesquisa, a solução é  baixar vídeos passando  para a turma  através do data show.

Neste primeiro bimestre os aplicativos mais utilizados pelos alunos são os educativos Gcompris, nas atividades de leitura e matemática, o Tux Paint com as ferramentas carimbo, texto e pintura e o Tux Math Editor de texto Libreoffice writer, para produção textual, com os alunos do primeiro ano, estamos com as ferramentas envolvendo a coordenação , no manuseio do mouse e do teclado.
Alguns registros 











Nenhum comentário:

Postar um comentário

NOSSA ESCOLA É PIONEIRA NO PROJETO UCA EM SANTARÉM, DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO E NOS AJUDE A MELHORAR O NOSSO BLOG. UM ABRAÇO ESPECIAL PRA VOCÊ.