quinta-feira, 15 de setembro de 2011

RODA DE CONVERSA SOBRE O PROJETO UCA EM SANTARÉM

No último dia 02 de setembro aconteceu uma Roda de Conversa sobre o Projeto Uca  em Santarém , o evento foi realizado No IFPA-Campus Santarém, no III Fórum Amazônico de Software Livre-FASOL , Participaram desse evento a Diretora da Escola Irmã Leodgard Gausepohl, Coordenadora do Projeto Uca , Lúcia Maria Maia Pimentel, as Tutoras do Nte -Santarém, responsáveis pela formação dos professores da escola, professoras Conceição Xavier e Valéria Soares, juntamente com alguns professores da Rede Municipal de Ensino, que trabalham nos laboratórios de infomática da Semed , além da presença de Jader Gama , Coordenador do Núcleo de Informática Educativa NIE-Semed e  representantes do Coletivo Puraqué, A roda de conversa foi conduzida por Edilson Freitas ,que é está dando apoio técnico ao Projeto Uca  na escola Irmã Leodgarad, contamos também com a presença de
Eloir José Rockenbach Coordenador Técnico do CRC Cesmar / Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento em Robótica Livre faz parte da Associação Software Livre (Conselho Geral), que foi o facilitador da oficina de Robótica Livre Pedagógica no III FASOL.

Esse  encontro muito importante pois  na oportunidade foi colocado pela coordenadora Lúcia como está acontecendo o projeto , as descobertas, as dificuldades, o entusiasmo dos alunos e o papel dos professores nesse processo. Ficou claro na oportunidade que o que está travando a aplicabilidade do Projeto é a estrutura életrica que não supota o carregamento dos quase 500 laptops do projeto e ainda não funciona a central de ar no laboratório do Uca.Mesmo assim a escola já iniciou suas atividades pedagógicas  do Projeto Uca com os alunos , uma vez por semana em cada turma, estamos num processo de experiência , para que no próximo  ano possa-se de fato aplicar o projeto em condições adeguadas na infraestrutura.

Pertinente também foram as colocações da professora Conceição Xavier , do NTE, sobre o PROUCA, , fez uma abordagem do Programa  a nível nacional, regional e local, que é onde a escola Irmã Leodgard encontra-se inserida, falou também sobre a formação dos professores e das instituições responsáveis por essa formação , que é a UNICAMP e a UFPA.

Foi uma conversa com muitas  informações e conhecimentos sobre o Projeto Uca. e os desafios vindos através da tecnologia digital. Saimos de lá mais animados e confiantes de que estamos indo no caminho certo , mesmo que lentamente.











 







Nenhum comentário:

Postar um comentário

NOSSA ESCOLA É PIONEIRA NO PROJETO UCA EM SANTARÉM, DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO E NOS AJUDE A MELHORAR O NOSSO BLOG. UM ABRAÇO ESPECIAL PRA VOCÊ.