sábado, 2 de abril de 2011

TEXTOS SOBRE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO

PESQUISANDO SOBRE A TEMÁTICA , DESCOBRI ESSE TEXTO DO PROFESSOR  SILVIO MAURO TAVARES, E QUERO COMPARTILHAR COM VOCÊS, PARA NOSSA REFLEXÃO SOBRE A TECNOLOGIA  E EDUCAÇÃO, UMA VEZ QUE ESSA TECNOLOGIA ESTÁ INSERIDA EM NOSSA ESCOLA. NOSSOS  SINCEROS AGRADECIMENTOS A ESSE PROFESSOR , QUE MUITO MUITO SE DEDICA A EDUCAÇÃO.



Tecnologia e educação

silviomaurotavares 24-05-2007 GTM 1 @ 23:53

Nossa sociedade tem que desenvolver um novo pensamento capaz de introduzir tecnologia ao seu cotidiano, isto por que tanto nosso mundo atual, quanto o que vier a ocorrer no futuro, e absolutamente seguro, que ser digital é fundamental, pois isto será a grande diferença da nova economia que se apresenta, e que o Brasil terá que se inserir.

Por ser um caminho praticamente único a educação terá que ir alem do básico, em sua relação com o universo dos chips, para colocar nossa sociedade, de maneira competitiva no panorama mundial, e fundamental que os participantes apreendam a pensar digitalmente.

Desta, maneira utilizando a tecnologia digital em educação apresentaremos vantagens competitivas capazes de mudar nossa economia, fortalecendo todos os outros setores, precisamos entender que a tecnologia digital significa acesso à informação, levando as pessoas entenderem melhor as forças que regem seu ambiente, capacitando os participantes a se perceberam como elementos dessas relações e se considerarem cidadoas capazes de contribuir para a guinada tão necessária, rumo à construção de um crescimento sustentável.

O fato é que a era digital esta desencadeando uma nova forma de organização humana, e a educação não podem cometer o erro de pensar que possa estar imune a essa revolução, pois este será o novo caminho dos processos diversos da sociedade.

Preparando o individuo para pensar digitalmente, ele poderá usufruir em conjunto das informações que fluem na rede eletrônica, e transformar isto em valor, seja em produto ou serviço, e para seu crescimento humano, quando o acesso à informação for bem mais amplo, as barreiras hierárquicas, diminuirão na organização social aumentando as transformações sociais, culturais e ate mesmo o sentido de nacionalidade ganhara novos valores, a comunicação vai fluir em todas as direções.

Se a educação disseminar um pensar digital significativo, ira introduzir uma constante postura de renovação impactando o futuro com grandes melhorias competitivas e econômicas, possibilitando uma sensível transformação das camadas mais necessitadas de nossa população, e importante lembrar a necessidade do acesso a tudo o que for proposto.

A tecnologia digital é a sustentação econômica da nova sociedade, temos que ser bons competidores digitais para obter sucesso no desenvolvimento de todos os setores sociais.

Um novo relacionamento vai surgir entre mercado, poder e educação, pois ter informação não será o problema, mas sim como transformar isto em conhecimento, dinheiro e evolução social.

Do jeito como esta à nova organização mundial, tão competitiva, não introduzir tecnologia na educação é ensinar a utilizá-la poder significar a paralisação dos processos de evolução econômica e social.

Introduzir computadores na escola, não é o suficiente para colocar a educação na era digital, uma educação digital precisa usar a tecnologia, principalmente para promover o entendimento das forças que organizam o meio em que participa, elevando o grau de interação, transformação e evolução.

A era digital reinventa as oportunidades de evolução social, pois cria uma demanda por profissionais capazes de pensar e operar digitalmente, o processo educacional tem que avançar rumo à era digital, para que os seus participantes sejam capazes de dotar o seu meio de infra-estrutura tecnológica, aplicando seus conhecimentos, para criar e redesenhar novas estratégicas sociais.

A totalidade da sociedade não precisa dominar os pormenores da tecnologia digital, mas é imprescindível que saibam de suas existência e de como utilizá-la se não investirmos, ou investirmos errado vai estar fadado ao sistema social vigente tão ingrato, podemos ainda piora-lo mais com perdas de competitividade, não podemos demorar muito a mudar, e investir em tecnologia digital na educação, pois sem duvida o futuro será digital.

Texto tirado na íntegra do site: http://profsilvomaurotavares.nireblog.com

3 comentários:

NOSSA ESCOLA É PIONEIRA NO PROJETO UCA EM SANTARÉM, DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO E NOS AJUDE A MELHORAR O NOSSO BLOG. UM ABRAÇO ESPECIAL PRA VC.